Nova Balzaquiana, Aline Lourena cria o projeto #meuprimeirofilme

Por Juliana Moraes – Jornalista Convidada*

Ela nasceu em Santos, mas é apaixonada pelo Rio de Janeiro.  Atualmente mora no Catete, bairro da Cidade Maravilhosa, é fã de brigadeiro, disco de vinil e de seus dois gatos, Nicolau e Aurora.

Aline Lourena nomeia-se artista criativa. Para ela é um nome bacana e chique, que engloba  sua personalidade de leonina inquieta, já que não se contenta em fazer uma coisa só por vez.

Tem 30 anos e com isso é iniciante no mundo balzaquiano. Porém, na vida, fez e faz muita coisa. Foi bailarina por 15 anos, até que foi picada pelo bichinho da comunicação, apaixonou-se pelo cinema e desde então vive mergulhada no mundo das telas, envolvida com produções de áudio e vídeo.

É formada em audiovisual (chamado antigamente de Rádio e TV) e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ.  Já atuou como redatora de programas para rádio, foi  analista de produção em agência de publicidade, produtora de filmes, consultora de projetos sociais em comunidades cariocas e apresentadora de tv . Hoje está totalmente dedicada às produções criativas, seja dando aulas para ensinar pessoas a tirar suas ideias do papel, criando vídeos e projetos criativos que tanto a inspiram!

Seu mais novo “filho” chama-se #meuprimeirofilme, uma oficina audiovisual criativa para iniciantes. O mundo da comunicação nos dias de hoje é regido pelas redes sociais. Aline explica que as produções audiovisuais alcançaram um patamar que não dá mais para voltar atrás. Para ela há uma infinitude de possibilidades de atuação na área e tem muita gente que gostaria de produzir seus próprios vídeos, mas não sabe por onde começar. “O projeto #meuprimeirofilme tem o objetivo de mostrar a essas pessoas que é possível. Nesta oficina, mostro técnicas básicas da produção audiovisual e também ensino como transformar uma ideia em um vídeo”, finaliza a produtora e cineasta!

Post_1209-02

COMO FUNCIONA A OFICINA?

São 4 horas de atividades para quem deseja experimentar o universo da criação e produção audiovisual. #Meu Primeiro Filme! é indicada para quem nunca produziu um vídeo ou tem pouca experiência no assunto, mas que quer botar a “mão na massa” usando poucos recursos para criar vídeos bacanas!  Durante o encontro disponibilizo dicas básicas, porém incríveis, que vão desde escrever um roteiro, organizar uma gravação, capturar imagens e sons, até as melhores opções de softwares e aplicativos para edição e finalização de vídeos para web!

PARA QUEM?

Pessoas que desejam aprender a produzir os seus próprios vídeos e estão querendo uma ajuda para iniciar essa jornada. Essa oficina tem o objetivo de proporcionar o crescimento pessoal e criativo de todo mundo que tiver muito afim de compartilhar conhecimento, fazer novos amigos e experimentar momentos agradáveis onde o que reina é a criatividade. Além disso, é jogo rápido! Dura 4h e é no sábado, o que é fantástico para quem tem agenda cheia e pouco tempo para fazer um curso muito longo!

O QUE VAI ROLAR?

  • Técnicas para iniciantes em produção de vídeos para as redes sociais;
  • Tudo sobre o kit básico da produção de vídeos: o que fazer e como usar;
  • O que é preciso saber na hora de gravar vídeos;
  • Como preparar uma gravação;
  • Melhores práticas para capturar imagens e sons;
  • Erros mais comuns dos criadores iniciantes de vídeos;
  • Perder o medo de produzir e compartilhar, e ser feliz!
  • Praticar os aprendizados transformando uma ideia em um filme!

MATERIAIS E ESTRUTURA: SAIBA TUDO QUE ESTÁ INCLUSO

  • 1 aula presencial com duração de 3h, com dicas práticas e conteúdo moderno para que após passar por essa experiência,  o participante consiga produzir seus próprios vídeos;
  • 1 bate-papo online com duração de 1h para tirar dúvidas;
  • 1 Ebook ( material de apoio);
  • 1 video-aula com o passo-a-passo para edição de vídeo, onde é possível assistir quantas vezes quiser;
  • Ambiente perfeito para você interagir feliz da vida com pessoas que também enfrentam os mesmos desafios que você;
  • Coffee break – quitutes, chá e café gratuitos pra você
  • WI-FI

O QUE O ALUNO PRECISA LEVAR:

  • Um equipamento, pode ser o seu smartphone, tablet, laptop,  e também um fone velho, com saída para microfone, para podermos realizar o exercício prático, ok?
  • Bom humor e disposição

INVESTIMENTO – Promoção para as leitoras do Balzaqueando!

Para a galera do Balzaqueando, Aline disponibilizou uma inscrição promocional de R$ 135,00. Basta enviar e-mail para lirios.the@gmail.com.

Para quem quiser saber um pouco mais da cineasta Aline Lourena, lá vai:

ARTISTA CRIATIVA: Produz filmes, fotos, projetos culturais, consultorias, dá aulas de cinema, canta, dança. Faz um montão de peripécias! Transforma o talento e suas múltiplas habilidades e criatividade em projetos exclusivos, desenvolvidos com amor e dedicação. Seu desejo é inspirar as pessoas a se comunicarem do jeito que sempre sonharam!

EMPREENDEDORA: Proprietária da TheLírios, uma agência de conteúdo criativo, onde trabalha para ajudar pessoas a realizar os seus sonhos. Acredita na criação colaborativa, e que juntos somos mais!

SONHADORA: Vive fazendo o que ama, e é profundamente grata a vida. Acredita que através do seu trabalho artístico/criativo ajuda a construir um mundo melhor. Um mundo onde pessoas possam ser reconhecidas pelo seu caráter e não pela cor da sua pele. Por isso, é movida por sonhos e guiada pelo coração!

CURIOSA:  Adora ouvir pessoas,  histórias de vidas a fazem estar conectada com o mundo ao seu redor. Ama estudar! E é por que uma vez por outra está envolvida num curso, uma especialização online, seminário, palestras!

PRINCIPAIS TRABALHOS CRIATIVOS:

Nas Produções Audiovisuais, participou de diversos festivais de cinema e ganhou prêmios e desenvolveu trabalhos. Alguns deles são:

Webséries: Wilson Saloon, Gorete Gourmet Show, #Afroempreendedorismo e Reroupa.

Coletânea de vídeos para atriz/cantora Patrícia Costa, o sebo Baratos da Ribeiro e o Estúdio Peladeira.

Documentários: Tão pouco ou quase nenhuma: mulheres negras na política, Projeto de leitura em Xerém, Bibliotecoscopia, Feira de Vinil do Rio de Janeiro.

Curtas-metragens: O som e o resto, tempo das formas, Ana e a galinha e Rio Noturno.

Já no campo da Produção Cultural, participou do Afrocine,  da Rio&Vinil, dos Festivais Videvídeo, Os Tjucanos, 5 Eccine, I Encontro Pronasci Rio, Youpix e Pauta na mesa.  Cantou em algumas produções musicais, fez locução  para vídeos e publicou o artigo “O monstro na TV”.


IMG_2478 *Juliana Moraes, jornalista, pós-graduada em Gestão de Marketing (UFRJ) e Telejornalismo (Estácio de Sá). Atua com comunicação há 15 anos, sendo atualmente Diretora da DJL Comunicação, empresa especializada em relacionamento com a imprensa e produção de conteúdo. Iniciou a carreira  como estagiária de assessoria de imprensa na News Comunicação e Marketing, foi repórter do jornal Notícias Rio Hoje, produzido pela Câmara de Jacarepaguá, redatora da agência Be propaganda, coordenadora de comunicação da SPRIM Box Brasil – multinacional de Health Marketing, oficial de Comunicação do Exército Brasileiro e produtora de reportagem no Encontro com Fátima Bernardes, na Rede Globo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *