Daniele Guerreiro se destaca na política no Rio

Por Roberta de Souza – beta.souza@balzaqueando.com

Deputada tem atuação vibrante na Assembleia Legislativa

A cada dia aumenta a discussão sobre o empoderamento da mulher na política. Dos 70 deputados da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), apenas nove são mulheres. Uma delas é Daniele Cristina Figueiredo Fontoura, conhecida como Daniele Guerreiro, 39 anos, casada e mãe de dois filhos, que foi eleita para o seu primeiro mandato com 55.821 votos, se tornando a primeira deputada estadual de Mesquita, na Baixada Fluminense.

Daniele sempre esteve preocupada com o bem-estar da população, motivo pelo qual optou por se graduar em Serviço Social. “Todos os meus projetos visam um mundo, um Rio sem violência, mais igualitário, livre da desigualdade social e mais justo”, defende Daniele.

Na Alerj, se destaca com importantes projetos transformados em Leis, como a redução do preço dos repelentes e a garantia de que a mãe saia da maternidade com a certidão de nascimento de seu recém-nascido. Criou a Lei que institui o dia 25 de outubro como o “Dia Estadual do Nanismo” no calendário oficial do Rio. Teve aprovada a medida que garante aos municípios que possuam conselhos de proteção e defesa dos animais tenham prioridade no repasse de verbas do Governo do Estado para programas em prol do meio ambiente.

Outra norma de sua autoria que está em vigor é a que indica que os agentes dos órgãos estaduais responsáveis pela realização de blitz de trânsito deverão conduzir as pessoas que tiverem seus veículos apreendidos em locais de difícil acesso até um local que seja próximo aos pontos de transportes públicos. Teve sancionada outra importante Lei, que autoriza o Poder Executivo a implantar o sistema biométrico de identificação de recém-nascidos em maternidades e hospitais. “Com essa Lei vamos coibir os crimes contra menores. A leitura da impressão digital do bebê e da mãe evita subtração e troca de crianças em maternidades e garante mais segurança na hora da identificação de ambos em aeroportos e rodoviárias”, afirma.

A inserção da mulher na política é uma grande preocupação da parlamentar. “Almejo que as mulheres possam mostrar seu valor, já que somos capazes, a partir da nossa sensibilidade e competência, de transformar a política”. E complementa: “Meus sonhos e desejos para o Brasil é que a Justiça prevaleça, que a fome, a miséria, o desemprego, a violência, a desigualdade, o preconceito seja ele por raça, etnia e gênero sejam extintos do nosso vocabulário e do nosso cotidiano”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *