10 mitos sobre o câncer

Quando o assunto é câncer, muitas vezes as principais as dúvidas que surgem estão relacionadas a crenças populares que nem sempre refletem a realidade. Para esclarecer alguns equívocos que ainda permeiam a cabeça das pessoas, o Dr. Raphael Brandão, oncologista do Centro Paulista de Oncologia (CPO) e coordenador científico do Grupo Oncoclínicas lista abaixo alguns mitos sobre a doença:

1- Mito: Câncer simplesmente acontece, não há nada que você possa fazer para evitá-lo!
Até 50% de todos os cânceres podem ser prevenidos por meio de hábitos saudáveis, estilo de vida, exercícios e dieta. Recomendamos que você faça exercício com frequência, mesmo que seja apenas por um curto período de tempo. Tente manter uma rotina de ser fisicamente ativo. Também é importante estabelecer hábitos alimentares saudáveis, evitando o excesso de açúcar e alimentos processados.

2- Mito: Super alimentos podem prevenir ou curar câncer
As pessoas pensam que há um alimento ou um tipo de alimento que pode resolver todos os seus problemas e reduzir o risco de câncer, porém, as evidências não mostram a mesma coisa. Há certamente alimentos que pensamos como “super” que são realmente saudáveis e repleto de nutrientes como frutas e vegetais coloridos, grãos integrais e fontes saudáveis nde proteínas como o peixe e feijão.

3- Mito: O câncer é hereditário. Você terá câncer apenas se existir em sua família
Existem padrões de herança familiar em muitas formas de câncer, porém as formas mais comuns de câncer são muitas vezes não relacionadas à genética. Mais importante ainda, mesmo se um câncer é genético, não significa necessariamente que você vai ter câncer. Ainda não sabemos por que determinados pacientes terão um câncer, enquanto outros membros da família com genética e exposição ambiental semelhantes não. A mensagem que devemos carregar: Todas as pessoas devem viver suas vidas da maneira mais saudável possível a fim de evitar todas as doenças.

4- Mito: Metástase é uma sentença de morte
Muitas pessoas pensam que o câncer é incurável, apesar de todo o dinheiro que foi investido em décadas de pesquisa. Porém, embora o câncer possa ser um diagnóstico devastador, não é impossível a cura. Novas pesquisas em imunoterapia, por exemplo, nos permitem dar esperanças para os pacientes.

5- Mito: açúcar causa câncer
O açúcar com moderação não causa câncer, nem piora. O açúcar é necessário para apoiar o sistema imunológico, que combate o câncer. A glicose (açúcar) com moderação é bom e importante em uma dieta equilibrada.

6- Mito: Beber café ou chá pode reduzir o risco de câncer
Existem muitas pesquisas sobre se o chá verde e/ou o café podem afetar o risco de câncer. Os resultados são controversos. O que sabemos até agora é que os antioxidantes em frutas e vegetais são protetores contra o câncer, o que realmente não sabemos é se os mesmos antioxidantes estão no chá ou café.

7- Mito: Se você tem câncer, você deve descansar e evitar esforço físico
Cada vez mais temos evidências científicas robustas sobre o efeito dos exercícios físicos nos pacientes com câncer. A atividade física é um tipo de terapia que beneficia o sistema imunológico, diminui a fadiga, melhora a saúde mental e diminui os efeitos colaterais da quimioterapia.

8 – Mito: O tratamento do câncer de próstata sempre causa impotência
Esta é uma das razões pelas quais os homens evitam o diagnóstico e tratamento do câncer de próstata. Mas simplesmente não é verdade. A tecnologia atual pode oferecer benefícios que não deixam os homens permanentemente impotentes após a cirurgia ou radioterapia. Além do mais, estes procedimentos podem ser completamente curativos, o que significa que ele remove todo o câncer.

9- Mito: Sutiã apertado pode causar câncer de mama
Os sutiãs não causam câncer de mama. Um estudo científico publicado em 2014 provou que não houve diferença no risco entre as mulheres que usavam um sutiã e as mulheres que não usavam sutiã.

(www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25192706)

10- Mito: Desodorantes causam câncer de mama
As pessoas acreditam que se você não pode suar, suas toxinas se acumulam e podem potencialmente causar câncer. Porém, não há nenhuma evidência para sugerir que antitranspirantes podem causar câncer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *