Esclarecendo dúvidas e desvendando mitos sobre o câncer de mama

Por Renata Oliveira – renata.oliveira@balzaqueando.com

Estamos em plena Campanha Outubro Rosa, quando todo o mundo se une em divulgar orientações sobre os cuidados, prevenção e tratamentos do câncer de mama. Mas junto com a campanha, vem à tona uma séria de questões e curiosidades sobre a doença e suas causas.

Por exemplo, você já deve ter ouvido falar que o uso excessivo do sutiã, principalmente com bojo ou o uso diário de desodorante roll-on podem aumentar os riscos do câncer de mama. Será? Para esclarecer estas e outras dúvidas, conversamos com a oncologista Patrícia Canelha Ribeiro Alves, médica da São Carlos Saúde Oncológica:

Balzaqueando: É mito ou verdade que o uso constante do sutiã e de desodorantes roll-on podem causar ou aumentar o risco de câncer de mama?
Dra Patricia: Não há comprovação científica de que o uso de sutiã e desodorantes pode aumentar as chances do desenvolvimento de câncer de mama. Há também questionamentos quanto ao implante da prótese de silicone, porém em estudo realizado anteriormente não foi constatado aumento da incidência nessas mulheres com prótese.

– A alimentação é preocupação de muitas mulheres. Existe uma dieta especial para evitar a doença?
Ter uma dieta equilibrada é uma maneira de prevenir o câncer de mama, deve-se evitar principalmente o consumo excessivo de carnes vermelhas e gordura saturada (geralmente gorduras de origem animal) e não abusar de bebidas alcoólicas.

– Homens também podem desenvolver câncer de mama?
Sim. Mas fazem parte do grupo de risco, as mulheres. Nós somos pelo menos 100 vezes mais suscetíveis ao câncer de mama do que os homens. Mas eles também podem desenvolver a doença. Mulheres que não tiveram filhos e não amamentaram ou com primeira gravidez tardia; mulheres que fazem reposição hormonal, com histórico familiar da doença. E a obesidade também é um fator que aumenta o risco, principalmente após a menopausa. É importante manter consultas periódicas com o mastologista e realizar os exames de rastreamento.

– Com o autoexame, o toque nas mamas, é mesmo possível descobrir se a mulher tem câncer?
O autoexame é, na verdade, apenas o autoconhecimento das mamas; é importante frisar que não pode ser utilizado como exame de rastreamento para o câncer de mama. Ele pode ser feito uma semana após a menstruação e em mulheres que não menstruam, sempre na mesma data do mês. No entanto, ressaltamos que a auto investigação não substitui o exame de rastreamento. Assim, as mulheres devem ficar alertas a qualquer alteração nas mamas e não deixar de fazer o acompanhamento com o ginecologista e os exames de rotina. O principal exame para detecção é a mamografia e, em alguns casos, são solicitados exames complementares como ultrassonografia e ressonância das mamas.

A especialista alerta: A mama, normalmente, é o local primário deste tipo de câncer. Em alguns casos, o câncer pode também acometer as axilas e enviar metástase para outros órgãos, podendo espalhar a doença para diversas áreas do corpo. Assim, é importante que estejamos atentas a qualquer sinal de alteração na região das mamas. Cuide-se, Toque-se e viva melhor!

Sobre a São Carlos Saúde Oncológica
Há quase 50 anos, a São Carlos Saúde Oncológica se orgulha pelo trabalho de referência no cuidado ao paciente com câncer no Rio de Janeiro. Reconhecido por sua história de excelência, o hospital trabalha dentro do conceito One Stop Care, em que o paciente encontra tudo o que precisa em um só lugar, 24 horas por dia. O Pronto Atendimento Oncológico 24 horas garante assistência especializada a qualquer dia e horário em casos de emergências. O hospital dispõe dos principais recursos para realização de exames de alta complexidade.

São Carlos Saúde Oncológica | Rua Humaitá, 296 – Botafogo, RJ
Tel (21) 2536 1300 / Fax (21) 2286 3876 |http://saocarlossaudeoncologica.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *