Palestra “Saúde da mulher: desvendando o seu assoalho pélvico – desmistificando a incontinência urinária”

Na próxima terça-feira, dia 26, às 18h30, o Espaço de Eventos Cereall Gourmet, em Cabo Frio, receberá a fisioterapeuta Camila Barros que irá palestrar sobre a saúde da mulher, abordando o tema “desvendando o seu assoalho pélvico, desmistificando a incontinência urinária”.

 Camila Barros é fisioterapeuta, formada pela UGF (2001); tem especialização em RPG pela CBF (2006); é pós-graduada em Acupuntura pelo INCISA-IMAM (2009); tem especialização em Fisioterapia Aplicada a Disfunções Proctológicas pelo Confie Cursos (2014); é especialista em Fisioterapia na Saúde da Mulher, Uroginecologia e Biomecânica e Deficiências dos Músculos do Assoalho Pélvico pela Baracho Educação Continuada (2014); tem especialização em Fisioterapia Uroginecológica pela EB Saúde (2017).

 A incontinência urinária é a perda involuntária de urina, com várias classificações. Segundo a Sociedade Internacional de Continências (ICS), cerca de 30% das mulheres não são capazes de contrair a musculatura do assoalho pélvico, ou seja, não conseguem controlar o esfíncter, músculo da bexiga que fecha a uretra impedindo a saúda da urina.

A incidência aumenta com a idade e cerca de 60% das mulheres, acima dos 60 anos, apresentam fraqueza nessa musculatura, desencadeando alguma forma de incontinência urinária. Ela acomete mulheres de várias faixas etárias,gestantes, obesas, mulheres com infecção urinária, pacientes neurológicas e pacientes submetidas ao parto normal. Um estudo realizado em 2014 aponta a prevalência de incontinência urinária entre 5,8% e 72% no Brasil, índice considerado bastante elevado.

 O objetivo da palestra inclui o desvendamento do MAP e a consciente utilização da musculatura, através de explicação anatômica e conceito das estruturas e vivências para a descoberta dessa área íntima tão pouco explorada, com foco na melhoria e /ou manutenção da qualidade de vida psicossocial e da autoestima.

 A palestra visa apresentar uma vivência para a conscientização do assoalho pélvico, abordando a sua localização anatômica e a função da musculatura. Será explicado também alguns sinais patológicos que são indicativos da ineficiência da musculatura, quando a fisioterapia pélvica atua com a proposta de restabelecer a função da MAP através de diversas técnicas, de acordo com a necessidade individual composta por: eletroterapia, que tem a função de estimular e fortalecer o MAP; biofeedback, com o objetivo de coordenação motora; cinesioterapia, com exercícios de Kegel, pompoarismo, cones e bolas de Ben-Wa.

 O Espaço de Eventos Cereall Gourmet fica na Rua José Bonifácio, 28 – Centro. Telefone:(22) 2629-6739. A palestra é gratuita; mas quem desejar poderá levar uma lata de leite em pó que será doada à Escola Camille Flammarion, instituição privada sem fins lucrativos que atende crianças e jovens no bairro Porto do Carro, em Cabo Frio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *