Rede de fast food brasileira dribla a crise e cresce 500% em um ano com aposta em refeição artesanal

Champion Fried Chicken, da chef Maria Selma Mata, fatura R$ 3 milhões em apenas um ano e prepara inauguração de mais três restaurantes até dezembro no Rio

Sabor de comida caseira, preparo artesanal, 21 especiarias de diversos países no tempero do prato principal e visão de mercado para aproveitar oportunidades que surgem nos períodos de crise: esta é a receita de sucesso da Champion Fried Chicken, rede de fast food brasileira inaugurada em 2016, no Rio de Janeiro, e que registra faturamento de R$ 3,4 milhões no período. Com um quadro de 100 funcionários, a rede abrirá mais três restaurantes até dezembro. Diante dos sinais de reaquecimento da economia, a empresa planeja a abertura de outras cinco lojas em 2018 sob o modelo de franquias. Em setembro foi aberta, em Vila Isabel, tradicional bairro da zona norte do Rio, a primeira unidade franqueada da marca.

Presente em seis shoppings centers e também detentora da Champion Empada & Café, a empresa é liderada pela chef de cozinha Maria Selma Mata. Baiana de Ipiaú, 45 anos, anos, mãe de cinco filhos, a empresária conta que para crescer quase 500% em 12 meses contou com investimentos próprios, de parentes, sem recorrer a financiamentos bancários, o que ajudou o negócio a se desenvolver rapidamente. Aproveitando a oportunidade da retração do mercado, adquiriu pontos em locais estratégicos que estavam sendo oferecidos a preços baixos. E se beneficiou da habilidade e da paixão pela cozinha para se destacar no segmento que é um dos mais procurados por quem decide ter o próprio negócio.

– Desde sempre estive ligada à cozinha, era o que sempre me fazia sair das dificuldades. Comecei vendendo na praia, depois quentinhas, fazia petiscos para bares, preparava pratos congelados para famílias…A comida une as pessoas. Quando surgiu a oportunidade de ir para o shopping, adquirindo uma loja de uma empresa que havia falido, até a herança do meu sogro foi usada para o empreendimento. E tudo parcelado em 30 meses – diz.

História de superação
Maria Selma tem uma história de vida inspiradora para quem, por desejo ou necessidade, resolveu empreender. Um dia a baiana se viu morando em comunidade em São Paulo, trabalhando na casa de uma família, sem perspectivas e em profunda depressão. Alguns anos antes, quando era adolescente, Selma, que herdou das avós o amor pela cozinha, chegou a abrir um restaurante na garagem de um vizinho, ainda em sua cidade natal, e a vender “quentinhas” de porta em porta em Salvador.

Mas, qual o caminho para empreender sem muito dinheiro? A necessidade de manter a família, a principal motivação para Selma, é o que leva a maioria a buscar o próprio negócio. Entretanto, Selma conta que um dia, assistindo a um programa de tv sobre culinária, percebeu que a sua única saída era fazer o que amava.

– Precisava acreditar em mim, que a minha habilidade ia me tirar daquela situação”, recorda a empresária.

Com novo ânimo, veio para o Rio de Janeiro, vendeu sanduíches na praia, casou-se pela segunda vez e acabou vivendo por 11 anos no exterior. Trabalhou em restaurantes da América Central, do México, dos EUA e da China, mercados em que adquiriu a experiência no segmento de fast food. De volta ao Brasil, começou a atuar na área de eventos e decidiu realizar o sonho de estudar gastronomia. O curso do Senac foi pago com o dinheiro da venda de um carro.

– Não tinha apoio financeiro do meu marido, levei muito tempo para convencê-lo de que eu poderia ganhar dinheiro com a cozinha. Para comprar o material, os livros, tudo o que precisava, fazia sanduíches e vendia para os colegas da turma – conta.

Inovação e sustentabilidade
Selma, que desenvolveu uma receita exclusiva, um frango temperado com 21 especiarias de várias países, frito sem o uso de óleo, inaugurou a primeira loja no Américas Shopping, no Recreio, Zona Oeste do Rio. Hoje, com quase 100 funcionários, a rede Champion Fried Chicken e Champion Empada & Café está presente também no Barra Shopping, Center Shopping, Madureira Shopping, Shopping Metropolitano e West Shopping. Para o mês de setembro está programada a inauguração da primeira franquia da marca, no bairro de Vila Isabel, na Zona Norte.

Além do frango frito sem óleo, outros produtos se diferenciam da concorrência por serem mais nutritivos e saudáveis. Atenta à importância de uma vida sustentável além da cozinha, Maria Selma iniciou uma campanha pela conscientização da reciclagem de resíduos. Com o tema “Eu tenho consciência, e você?”, a campanha será lançada nas próximas semanas nas lojas da rede Champion Fried Chicken tendo como embaixador o ativista ambiental Tião Santos. Conhecido mundialmente após protagonizar o documentário “Lixo Extraordinário”, do artista plástico Vik Muniz, ele foi “transformado” no mascote Tiãozinho, que ensina como todos podem ajudar a manter o equilíbrio do meio ambiente adotando a reciclagem no dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *