Natação: No calor ou no frio, uma ótima opção!

Por: Carol Meneses – carol.meneses@balzaqueando.com 

A natação é uma atividade física muito benéfica para o ser humano em geral, especialmente para as mulheres. Isso por ser uma atividade completa que ajuda no desenvolvimento aeróbico ao mesmo tempo em que ajuda na tonificação dos músculos, o que melhora a postura sem oferecer impactos prejudiciais ao corpo, além de melhorar a circulação do sangue e combater lesões. Mas apesar desses benefícios algumas pessoas deixam de praticar a natação quando o inverno chega, apesar da importância desses benefícios, nessa época do ano seja para combater o ganho de peso comum nessa época do ano, ou para tonificar ainda mais os músculos e evitar as câimbras comuns dessa estação. E para dar algumas dicas sobre como conciliar essa prática esportiva com o frio, conversamos com o coordenador de natação da academia Tio Sam Camboinhas, Fernando Brandão.

De acordo com Fernando a natação é indicada para pessoas de todas as idades, e nos casos dos jovens adultos, faixa etária em que se encontram as balzaquianas, a prática é aconselhada por se tratar de um exercício completo, que movimenta todos os músculos do corpo e também exige bastante do coração e do pulmão, melhorando assim tanto sua respiração, seu sistema cardiovascular como sua condição física. Esse esporte no frio apresenta uma grande diferença, tanto em relação a sua prática no verão quanto em relação a outros esportes é que, uma vez dentro da água o corpo vai se adequando à temperatura e impedindo a sensação de frio no aluno. Sem contar o combate aos problemas respiratórios comuns nessa época do ano.

Alguns desses benefícios citados acima se deve ao fato da densidade da água é 800 vezes maior que a do ar e cada pontapé, empurrão e puxão é como um treino de resistência para todo o corpo, especialmente para as regiões: quadris, braços, ombros e glúteos, e o melhor de tudo é que a natação faz emagrecer e ficar torneada, enquanto é também carinhosa com o seu corpo. E para conseguir essa perda de peso e tonificação dos músculos mesmo no frio, o coordenador da academia sugere alguns passos que devem ser tomados antes da prática desse esporte. São eles: Já ir com o maiô debaixo das vestes, colocar duas toucas para evitar a perda de calor pela cabeça, para quem sente muito frio é aconselhável usar uma roupa de neoprene (vestimenta que impede a passagem do frio), aquecimento e alongamento antes de entrar na piscina para manter o corpo aquecido; “chuveirada” antes da entrada na piscina, pois, desta forma, a temperatura do corpo ficará mais próxima à da piscina; evite chegar ao local com muitos agasalhos, pois isso deixa a sensação de que a piscina está mais gelada do que realmente está; quando sair da piscina, tome um banho com a temperatura do chuveiro próxima à da piscina, relaxe e se seque bem; ao sair da academia agasalhe-se com a melhor vestimenta possível a fim de que o corpo aquecido possa proteger de qualquer vento mais frio.

Fernando Brandão deixou ainda um recado para quem não quer deixar de praticar a natação no frio: “A Natação é esporte mais indicado para tratar e curar problemas respiratórios; para quem quer começar um esporte novo (esse desafio vai ser superado nas duas primeiras semanas e a qualidade de vida irá melhorar absurdamente); e para quem quer se manter em atividade mesmo em um período em que comumente as pessoas acabam deixando os exercícios de lado.”

Um comentário em “Natação: No calor ou no frio, uma ótima opção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *