Culinária peruana em Campinas

Amanda Pieranti – amanda.pieranti@balzaqueando.com

Lima Restobar, única casa de gastronomia típica do Peru oferece um país de contrastes equilibrados no cardápio

Fotos: Divulgação

As combinações de doces, salgados e ácidos, herdadas da fusão de diversas culturas que chegaram ao país desde sua colonização ¬fizeram do Peru um dos principais destinos gastronômicos do mundo. Para quem pensa que os pratos típicos do país se resumem a comida apimentada e peixe cru com limão, os famosos ceviches, se engana e pode se surpreender com a variedade de refeições que a culinária andina, influenciada pelos espanhóis, japoneses e chineses, oferece.

As opções de ceviche são muitas. Tem de peixe branco, atum, salmão e frutos do mar, cada um com seu toque especial. Tudo preparado em uma cozinha aberta, onde os clientes podem se sentar no balcão e acompanhar todo o preparo.

Mix de ceviche para ser degustado

Mas nem só de peixes vive a culinária peruana. As Yuquitas, por exemplo, são croquetes de mandioca recheados de gorgonzola com molho de camarão. Tem também as Butifarras Criollas, mini sanduíches de pernil de porco, com cebola roxa e pimenta em um pão de batata. As Causas, muito tradicionais na cozinha andina, são pratos de alguma proteína servida com purê de batatas. No Lima, a de Pulpo al Olivo é um dos carros chefes da casa. O prato traz um polvo grelhado no ponto perfeito, servido com purê temperado com limão acompanhados de maionese de azeitona e chips de gergelim.

Para quem procura refeições mais completas, o cardápio segue com o Lomo Salteado, um prato de filé mignon salteado com cebola roxa, tomate, molho de soja, vinagre servido com arroz e batata frita, além de ovinhos de codorna fritos.

Os vegetarianos também contam com uma diversidade de pratos para escolher. O próprio Ceviche Vegetariano, feito com cogumelos, pepino, abacate, rabanete, cebola roxa, broto de feijão e leite de tigre com molho de soja, e a Quinoa Cremosa, que leva vegetais, cogumelos e tomates salteados com ervas.

Drinks e sobremesas

O Lima Restobar tem uma extensa carta de drinks, preparados com o pisco, bebida típica do Peru. As opções vão desde o clássico “Pisco Sour”, caipirinha peruana que leva apenas limão, açúcar, clara de ovo e angostura, até o “Pisco del Serrado”, servido com pisco macerado com caju, mel de caju, club soda e limão.

De terça a quinta-feira, a casa tem a promoção Double Drink durante todo o funcionamento. A carta de vinhos conta com rótulos selecionados para harmonizar com os pratos, tendo opções de meia garrafa.

Na lista de sobremesas há Churros Morados, feitos de milho roxo. Têm uma aparência linda e, ao mergulhá-los na taça de creme de três leites, doce de leite e a mazamorra morada, a experiência está completa. Suspiros também figuram no cardápio, como o Trio de Suspiros Limeño, com o clássico com canela, o de laranja e o de café, para dividir.

Serviço:
Funcionamento: terça a quinta, das 19h às 23h; sexta e sábado até meia-noite; almoço de sexta a domingo, das 12h às 16h, com pratos executivos por R$38,00 (sexta) e R$ 48,00 (final de semana). Inclui entrada, prato principal e sobremesa.
Endereço: Rua Padre Almeida, 352, Cambuí
Informações: (19) 3254-7575
Site: http://www.limarestobar.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *