Crianças criam vídeo-história sobre a diversidade

Alunos participantes do projeto De Criança para Criança desenvolveram vídeo inspirado em colega de classe com Síndrome de Down

Lara é uma menina com Síndrome de Down que mudou de escola e tinha muito medo de fazer amigos. Quando ela chegou ao Colégio Progresso, de Campinas, os colegas quiserem ajudar a nova amiga e resolveram criar uma história para ela, ‘A princesa que perdeu o medo’, apoiando Lara no processo de mudança e explorando valores importantes, como a amizade.

Tanto a criação da história, como os desenhos e a locução do vídeo, foram realizados pelos alunos através da plataforma online colaborativa ‘Criando Juntos’, parte do projeto ‘De Criança para Criança’, que transforma desenhos e histórias criados por crianças em animações 2D.

Em agosto é comemorado o mês da diversidade e um dos objetivos do projeto é justamente desenvolver a experiência colaborativa, com respeito as diferenças. “Além de promover um movimento de preservação do desenho livre, da imaginação e da criatividade, tornando os pequenos empreendedores do seu próprio conteúdo, nossa proposta também é incentivar a acessibilidade, a inclusão e a diversidade, com histórias de crianças que são lições de vida para pessoas de qualquer idade”, comenta Gian Carlo Rocchiccioli, um dos sócios-criadores do De Criança para Criança.

O Colégio Progresso é uma das 20 escolas do estado de São Paulo que conta com o projeto implementado em sua grade intracurricular. A cada semana, as crianças escolhem juntas emoções e inspirações que vão sair do papel para a tela, promovendo uma interação entre as turmas, com o desenvolvimento de uma nova história. Atualmente, o De Criança para Criança já impacta mais de 10 mil alunos, de 6 a 12 anos de idade e, com a consolidação do negócio e muitos vídeos criados, em julho as animações também chegaram a TV, com 24 episódios que estão sendo exibidos no canal infantil Zoomoo.

Assista ao vídeo ‘A princesa que perdeu o medo’:

Sobre o De Criança para Criança
Criado em 2015, o projeto De Criança para Criança tem como objetivo estimular a criatividade, leitura e interação social por meio de desenhos e histórias criados por crianças e transformados em animações 2D através da plataforma colaborativa online Criando Juntos. A plataforma está disponível para crianças do Brasil e do exterior que queiram compartilhar suas histórias. www.decriancaparacrianca.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *