Projeto esperando: psicanálise para gestantes

A Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) está com inscrições abertas para atendimento em psicoterapia psicanalítica em grupo a gestantes. Trata-se do Projeto Esperando, da Clínica Social da entidade, no qual o valor do pagamento é definido de acordo com as possibilidades financeiras das pacientes.

Segundo o psicanalista José Francisco da Gama e Silva, coordenador do Projeto Esperando, o objetivo é escutar, identificar e surpreender as fantasias inquietações, ansiedades referentes aos bebês nos ventres das gestantes.

“O que sentem e pensam as grávidas e parceiros sobre o filho que está sendo gerado? O que sente e pensa o casal sobre o corpo da mulher em transformação? Como forças inconscientes influenciam o modo como nos tornarmos pais? O que é o feto para os pais? Que emoções, sonhos, fantasias e temores rondam o parto? O que acontece nas relações íntimas quando os parceiros procriam? Essas são algumas das questões que estão em cena”, comenta o psicanalista.

O Projeto Esperando parte da premissa de que a psicoterapia psicanalítica a gestantes, o acolhimento das narrativas e da ansiedade que comportam, libera a mãe – e o bebê em seu útero – de vivências traumáticas de seu passado remoto, permitindo que ela viva e sinta, profundamente, a beleza do momento presente.

No caso do atendimento em grupo, o contato com outras mulheres grávidas oferece à gestante alívio ao perceber suas incertezas e ansiedades compartilhadas com outras grávidas na mesma situação.

O atendimento é realizado na seda da SBPRJ, na rua David Campista, 80, no Humaitá, RJ. As interessadas podem obter informações pelo telefone (21) 2537-1115.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *