Escritora Paula Vinagre – Entrevista

Por Roberta de Souza – beta.souza@balzaqueando.com

A advogada niteroiense Paula Vinagre, após lançar em 2001 e 2009, os livros infantis “O Mucongo do Campo de São Bento” e “O Menino que sonhava com a Amazônia” respectivamente, lança este ano, novamente sob o selo da Editora Muiraquitã o livro “Espelho da Alma”. Obra de ficção que, como uma colcha de retalhos, apresenta, desenvolve e une histórias marcantes.

Qual o limite entre o bem e o mal? Até que pondo podemos chegar para salvar um ente querido? Estes questionamentos são colocados no livro, na forma de um puro cristal, emoldurado por pedrarias, que mostra um belo trabalho de marchetaria.

Prefaciado pela escritora Sissa Schultz, a obra é perfeitamente descrita: É preciso ficar muito atento, porque a impressão que se tem é de estar entrando num labirinto. Um romance com vários enredos, como entrar e como sair?

De fato, ao ler a obra, muitas vezes me vi lendo um trecho e pensando “Opa! Peraí”, indo e voltando, para conferir o enredo. Incrivelmente bem elaborado e escrito, Paula Vinagre se farta da linguagem misteriosa dos subentendidos, brincando com a mente e a atenção do leitor, a todo momento.

IMG_20171112_115955_135

Qual foi minha enorme e grata surpresa ao conhecer esta faceta de Paula Vinagre, a de autora brasileira que escreve de forma primorosa e inteligentíssima, me fazendo lembrar demais a consagrada jornalista americana, Lionel Shriver, que tem em suas conquistas muitos livros consagrados pelo mundo! Assim como ela, Paula apresenta histórias viscerais, desnudas e surpreendentes!

Gostei tanto, mas tanto do livro, que fiz questão de trazer para as leitoras do Balzaqueando um pouco mais sobre a escritora.

Sobre a escritora:
Paula Vinagre é formada em Direito, mas desde muito se dedicou à carreira de escritora. Em 1985 participou da antologia ¨Escritores Brasileiros¨ com sua poesia ¨E esse amor que não passa¨, publicada pela Crisalis Editora. Em 2001e 2009 publicou os livros infantis ” O Mucongo do Campo de São Bento” e ” O Menino que sonhava com a Amazônia”, ambos pela editora Muiraquitã. Em seus livros infantis a temática foi a preservação do meio ambiente. O tema foi apresentado ao público infantil de uma forma lúdica, para que a criança aprenda se divertindo. O livro ” Espelho Da Alma” é seu primeiro romance, lançado neste ano, pela editora Muiraquitã. É um livro de suspense dividido em duas histórias, repletas de reviravoltas, que tem em comum um “Espelho”. A pessoa, vendo sua imagem refletida no espelho, desnuda sua alma.
Através dele, o ser humano mostra seus medos, fraquezas, desejos, inseguranças. No final, as duas histórias se entrelaçam num desfecho emocionante.

22365739_1032144940261519_3423038826830795161_n

Entrevista com a escritora Paula Vinagre.

1 – Paula, como nasceu a ideia do livro Espelho da Alma?
A ideia do livro nasceu através de uma paisagem. Estava na casa de praia de uns amigos, que ficava no alto de um morro, onde tínhamos a visão ampla da lagoa de Praia Seca. Uma noite ventava bastante e as casuarinas se envergavam, como se fosse um bailado. Na hora pensei: Essa paisagem remete a um livro de suspense.

2 – Como foi o processo de Criação? Quanto tempo levou? Inspirações?
O processo de criação foi lento e criterioso. Primeiro escrevi a primeira história, que intitula o livro. Depois de algum tempo surgiu a inspiração para a segunda história, que veio através de um sonho. Sonhei que estava deitada na cama e acordava com um homem encapuzado, segurando uma faca. Quando o homem se aproximava, acordei assustada. Pela segunda vez pensei: Esse sonho inspira uma história de suspense.

3 – Como tem sido a resposta do público?
Muito positiva. Tenho uma página no facebook chamada Espelho da Alma, onde os leitores mandam fotos com o livro e mensagens carinhosas.

4 – Onde o livro se encontra para venda?
Na livraria Blooks na Reserva Cultural em Niterói; no site da editora Muiraquitã; Papelaria Prêmio e Papelaria Icaraí, ambas papelarias ficam em Icaraí, na cidade de Niterói.

5 – Existem novos projetos?
Com certeza! Os leitores já estão me pedindo um novo livro. Estou desenvolvendo um manuscrito, que terá romance, suspense e aventura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *