Lilian ressalta a força feminina em nova música, ‘Sou Mulher’

A cantora e compositora Lilian ressalta a força feminina na música Sou Mulher. A composição fala de respeito, sobre não aceitar violência e nem imposições de padrões. O refrão ‘Nasci. Me tornei. Sou Mulher’ é inspirado na famosa frase da escritora Simone de Beauvoir “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher” e procura incluir as mulheres trans.

“Igualidade de direitos, machismo, empoderamento feminino são temas que me interessam muito, estão sempre em pauta na minha vida, nas conversas com amigas”, conta ela, que escreveu a canção durante o carnaval. “As campanhas contra assédio e a notícia de que a cada quatro minutos uma mulher foi agredida no carnaval, ficaram martelando na minha cabeça”, explica. Outra fonte de inspiração foi o projeto Corpo Meu Mando Eu (corpomeumandoeu.com.br) do fotógrafo Walmor de Oliveira, que reúne retratos de mulheres nuas e seus depoimentos sobre violência e assédio em variadas formas. “Eu sempre fico muito mexida quando eu leio os relatos, alguns são bem fortes. E nos comentários você vê as outras mulheres tendo empatia, dando a mão uma para a outra. Achei que não era à toa a música ter nascido nesse momento”, diz.

Ela começou a escrever a música, mas sentia que ainda faltava algo. Foi então que assistiu ao programa Amor & Sexo com o tema diversidade de gênero e finalizou a canção. “O refrão é muito da forma como eu vejo, baseado na frase da Simone ‘não se nasce mulher, torna-se’ e a minha intenção é incluir mesmo todas as mulheres trans”, conta. “Acho que ficou bem bonita e eu espero que ela dialogue com as pessoas, que faça refletir, que de alguma maneira seja parte desse assunto”.

O vídeo conta com a participação do pianista Eduardo Farias e foi gravado no estúdio Cia dos Técnicos, no Rio de Janeiro. A canção vai integrar o álbum que ela lançará no segundo semestre.

Lilian tem 32 anos, é catarinense, radicada no Rio de Janeiro há cinco anos. Ela integrou o time de Claudia Leitte no The Voice Brasil em 2016.

Mais sobre Lilian:
Filha de agricultores, Lilian nasceu zona rural de Lauro Müller, sul de Santa Catarina, e despertou o amor pela música na infância. Se apresentou pela primeira vez aos 10 anos em um evento da escola e não parou mais. Aos 14 começou a cantar profissionalmente em programas de rádio e festivais. Aos 18 anos mudou-se para Florianópolis, onde fez faculdade de Letras. Em 2011 mudou-se para o Rio de Janeiro para se dedicar totalmente à sua música.

Em 2014, foi uma das participantes do concurso musical: “Mulheres que Brilham” no programa Raul Gil, no SBT. No mesmo ano, uma de suas composições – De Amor – foi finalista do Festival de MPB “Certame da Canção”, do Conservatório de Música de Tatuí/SP, onde se apresentou acompanhada da Orquestra Sinfônica do Conservatório. Em 2015, a campanha de financiamento coletivo (Crowdfunding) #EuApoioaLILIAN, no site “benfeitoria”, viabilizou o primeiro disco autoral da cantora, um EP com cinco canções: Motivo, Égide, De amor, Branquela e Viajante. Em 2016 participou do The Voice Brasil no time de Claudia Leitte.

Atualmente ela está se dedicando a seu novo álbum, que se chamará Presente. Entre as canções estão Sou Mulher e Prece, que acaba de ser gravada pelo padre Fábio de Mello em seu CD Clareou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *