Sabrina Chagas e o desafio de estar do outro lado

Médica oncologista relata em livro o tratamento contra o câncer de mama do próprio pai a partir do ponto de vista de familiar de um paciente

“Como estamos?” Era assim que começavam as mensagens de texto que a médica oncologista Sabrina Chagas, 38 anos, trocava todos os dias com um paciente em tratamento contra o câncer. Não era um paciente sob seus cuidados e ela não mantinha a comunicação diária para acompanhar o tratamento ou prescrever medicamentos. O paciente em questão era o pai de Sabrina. Em fevereiro de 2015, ele foi diagnosticado com um câncer de mama. O pai da médica oncologista também é médico. Mastologista. E um homem com câncer de mama, o que é raro. Apenas 1% dos casos deste tipo da doença acomete pacientes do sexo masculino.

A estranha coincidência de fatos e a angústia de viver o câncer por outro ângulo, como familiar de um paciente, levou Sabrina a reunir todas as mensagens trocadas com o pai, assim como as impressões técnicas divididas com colegas médicos, e transformar em livro a experiência de vida registrada durante o tratamento. “Como estamos? O desafio do câncer de mama” relata em forma de diário os 121 dias entre o diagnóstico e o fim da batalha, que teve um desfecho feliz, com a recuperação do paciente. “Foi uma catarse. Para quem estava acostumada a lidar com o câncer no dia a dia, dando às pacientes e suas famílias uma notícia que ninguém quer receber, as acolhendo e desempenhando o papel de médica, colocar tudo isso no papel na medida em que acontecia foi um alívio e uma experiência transformadora” – revela Sabrina.

Segunda edição revisada de “Como estamos?”
“Como estamos?”, lançado em novembro de 2016, teve sua primeira edição esgotada em pouco mais de um mês. A segunda, que segue o mesmo caminho de sucesso, recebeu atualizações, como o desfecho do tratamento ao qual o pai de Sabrina foi submetido, e pode ser encontrada em livrarias físicas e virtuais de todo o Brasil.

Durante o tratamento do pai, Sabrina, que trabalhava em 3 empregos diferentes, ainda teve tempo e disposição de enfrentar outra empreitada. Na intenção de colaborar com uma amiga, cozinheira de mão cheia e em busca de colocação no mercado de trabalho, decidiu empreender. Juntas, elas montaram um buffet especializado em festas infantis, o Patty Poá Culinária Artesanal, cujos quitutes são 100% produzidos artesanalmente. O negócio começou com a festa de 5 anos da filha de Sabrina, para a qual ela queria um cardápio com sucos naturais, comidinhas sem frituras e atmosfera de comemoração com cara de “festa de avó”. E o que no início era uma forma de ajudar a amiga e desviar o foco do sofrimento de ver o pai com câncer, se tornou um negócio promissor. Segundo Sabrina, um ano e meio depois, a equipe já conta com 6 pessoas, além das sócias, e a experiência profissional transformou a vida da parceira, Patrícia Martins, de 50 anos. “Por causa do buffet, a Patty está fazendo o curso de gastronomia do Senac e as pessoas que trabalham com a gente estão com a vidinha organizada. O negócio foi indo de vento em popa ao mesmo tempo em que meu pai passava bem pelo tratamento contra o câncer”.

Sobre Sabrina Chagas
Sabrina Rossi Perez Chagas, 38 anos, é médica oncologista. Formada pela Universidade Gama Filho, tem residência em clínica médica pelo Hospital Central da Aeronáutica e em Oncologia Clínica pelo Hospital Clementino Fraga Filho, da UFRJ. Fez parte da equipe do Hospital Pedro Ernesto/ UERJ e do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Integra o quadro de médicos do Hospital dos Servidores do Estado, da Oncoclínica e atende em consultório particular.

Sobre Patty Poá Culinária Artesanal
O Patty Poá Culinária Artesanal nasceu da força do empreendedorismo de duas amigas: uma ama cozinhar e a outra sempre quis servir comidinhas saudáveis nos aniversários dos filhos. Nas opções do cardápio não constam refrigerantes, frituras ou industrializados, mas há ampla oferta de sucos naturais, frutas, sanduíches e outros deliciosos quitutes, todos produzidos artesanalmente com ingredientes frescos.

Serviço:
Tel: (21) 98054-7504
Instagram: @pattypoaculinaria
Facebook: www.facebook.com/pattypoaculinaria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *