Programa de emagrecimento supervisionado por endocrinologista é novidade em Campinas

Após pesquisa com sobrepeso e obesidade, Dra. Nathalia Ferreira monta plano em grupo para perda de peso; inscrições podem ser feitas até o dia 22 de fevereiro

A endocrinologista Nathalia Ferreira lança em Campinas a primeira edição do Attraversiamo – Reprogramação Metabólica, voltado para o emagrecimento em grupo. O diferencial deste trabalho, além de um importante comprometimento com diretrizes científicas, é também abordagem psicológica que engloba o funcionamento pessoal de uma forma geral.

Segundo Dra. Nathália, as pessoas que procuram emagrecer já tentaram diversos outros métodos antes, e, por algum motivo, não conseguem superar os desafios do caminho até sua meta. Segundo dados da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), mais da metade da população brasileira está acima do peso e quase 18% é obesa. A entidade alerta também que 72% das mortes no País são decorrentes de doenças crônicas ligadas à obesidade.

De acordo com a médica, o Attraversiamo chega para olhar com muita atenção para as barreiras de cada um na busca de um corpo mais magro e saudável. Ajudar a atravessar dificuldades e manter-se no peso saudável é a proposta desta reprogramação metabólica.

O programa é formado por consultas individuais e encontros semanais em grupo ao longo de três meses, apresentando conteúdo técnico, (como avaliação médica minuciosa, curso de nutrição e exercícios físicos) e temas profundamente ligados à motivação (como força de vontade, presença pessoal, manejo da escapada, autoconhecimento, manejo das emoções, etc). Afora esse aprendizado, os integrantes agregam valor motivacional nos encontros em grupo. O programa superou a expectativa dos participantes do projeto piloto.

Após as 12 semanas do Attraversiamo, é oferecida a opção de continuação (Pós Attraversiamo), que tem como objetivos perda de peso adicional ou aprendizado e seguimento para assegurar a perda de peso sustentada. Nesta fase, ocorrem consultas e encontros em grupo mensais.

Resultados
A empresária Mariana Teixeira emagreceu 10kg. Ela diz que só se deu conta de que o processo de emagrecimento envolve o psicológico depois das elucidações do programa. “A dieta é apenas um detalhe em relação ao que precisamos trabalhar para perder peso. Temos que criar uma nova forma de viver, de relacionarmo-nos com o corpo e implantar novos hábitos alimentares”, frisa Mariana Teixeira.

O casal de comerciantes Vanessa e Kendi Matuzita participou do Attraversiamo e considera a experiência como excelente. Vanessa, que perdeu 8kg durante o programa e mais 2kg após o encerramento, já havia tentado “milhares” de métodos e associa seu sucesso ao cuidado da Dra. Nathalia com cada paciente. “Durante as consultas, falávamos da vida como um todo. Ela nos ajudava a entender por que a gente come e esse processo me trouxe equilíbrio emocional para seguir a dieta”. Já Kendi, que eliminou 10kg, acredita que os encontros com o grupo geram uma pressão positiva para evitar as escapadas. “Quando pensava em beber no fim de semana, por exemplo, me policiava porque sabia que dali uns dias teria reunião e precisava apresentar resultados”.

Motivação
Após analisar a rotina de seu próprio consultório, Dra. Nathalia percebeu que os procedimentos básicos que ela, enquanto médica, podia oferecer aos pacientes eram insuficientes em muitas ocasiões. “Eu vi que o combo de remédio, dieta e exercício pedia algo mais. O que ficava faltando ao fim de cada consulta motivou o desenvolvimento do programa, já que emagrecer é um desafio muito mais complexo”.

A especialista destaca que além de a bioquímica do corpo obeso ser um complicador para a perda de peso, vivemos num ambiente que não estimula o equilíbrio alimentar. Somado a isto, a genética é preponderante na predisposição de uma pessoa ao ganho de peso. As pessoas costumam erroneamente designar ao fator “força de vontade” toda a responsabilidade pela sobrepeso, gerando frustração e dificultando ainda mais o processo de emagrecimento.

O programa será detalhado pessoalmente pela Dra. Nathalia em uma palestra no dia 15 de fevereiro, quando os interessados poderão esclarecer dúvidas.

Sobre Dra. Nathalia Ferreira
Dra. Nathalia Ferreira graduou-se em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e especializou-se em Clínica Médica e Endocrinologia pelo Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM). Recebeu Título de Especialista pelo MEC e pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), da qual é membro.

Já no IAMSPE (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo), foi responsável pelo Ambulatório de Obesidade Grave e preceptora do programa de residência médica em Endocrinologia de 2010 a 2014. Foi endocrinologista responsável pelos ambulatórios de Obesidade Grave, Pé Diabético e Endocrinologia e Gestação na Prefeitura de Santa Bárbara D’ Oeste por período em que prestou serviços àquela prefeitura.

Serviço:
Attraversiamo –Reprogramação metabólica
Data da apresentação: 15 de fevereiro, das 19h às 20h
Local: Auditório do Pátio Boulevard Mall – Rua Barão Homem de Melo, 200, Vila 31 de Março
Inscrições: até o dia 22 de fevereiro, na Clínica Bregion – Rua Camargo Paes, 828, Jd. Guanabara
Primeira consulta: agendamento entre os dias 6 e 7 de março

Um comentário em “Programa de emagrecimento supervisionado por endocrinologista é novidade em Campinas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *