Embrapa lança desafio de Sustentabilidade

Parceria com Sebrae e ONU Meio Ambiente busca soluções elos da cadeia produtiva de grãos

Foi lançado na sexta-feira, 16, o primeiro desafio de ideias e startupsCamp de Ecoinovação Agrotech: sustentabilidade para a cadeia de grãos”. A iniciativa, que busca soluções ecoinovadoras para os diferentes elos da cadeia produtiva de grãos, acontece em em agosto e pretende reunir empreendedores, investidores e especialistas.

O lançamento do regulamento da primeira edição do Camp de Ecoinovação Agrotech ocorreu durante a Campus Party – Brasília. O desafio conta com duas categorias: Ideias, para quem ainda não tem startup constituída, e Startups, para empresas em estágio de operação ou tração. O regulamento e os formulários de inscrição podem ser vistos no site do Sebrae.

Organizado por Sebrae, Embrapa e ONU Meio Ambiente, o desafio propõe o envio de soluções que atendam, preferencialmente, a mais de um elo da cadeia de grãos, podendo estar alinhadas a uma ou mais das seguintes questões:

Emissão de Carbono: Como reduzir a emissão de carbono na cadeia de grãos?
Perdas e Ineficiências: Como reduzir as perdas ao longo da cadeia? (Perdas de grãos e insumos, no plantio, na colheita, no armazenamento, no transporte, entre outros)
Resíduos: Como melhor aproveitar resíduos na cadeia, bem como promover a criação de co-produtos?
Energia: Como contribuir para a utilização de energias renováveis na cadeia? Como promover a eficiência energética na cadeia?
Defensivos Químicos: Como monitorar o uso de defensivos químicos? Como reduzir o uso de defensivos químicos? Como promover o Manejo Integrado de Pragas (MIP)?
Recursos Hídricos: Como usar de forma eficiente e sustentável os recursos hídricos na cadeia?
Conservação do Solo: Como melhorar as condições do solo, sua recomposição e manutenção?
Soluções Colaborativas: Como ter soluções colaborativas e compartilhadas para as atividades em pequenas propriedades?

Fonte: Embrapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *