Festival Leopoldina Orgânica acontece na Zona da Leopoldina

Evento gratuito acontece pela primeira vez na Zona da Leopoldina e vai ocupar praças e ruas de dez bairros com atividades culturais, gastronomia, ações agroecológias e socioambientais

O Festival Leopoldina Orgânica acontece neste final de semana, dias 09 e 10, das 07 às 22h, em praças, ruas dos bairros Manguinhos, Bonsucesso, Ramos, Complexo do Alemão, Olaria, Penha, Brás de Pina, Cordovil, Parada de Lucas, Vigário Geral e no Parque Ary Barroso, todos integrantes do território que compõem a região conhecida como Zona da Leopoldina. Entre as atrações do festival estão shows com o cantor Vidal Assis, Daniel Shadow e Tati Veras (vocalista Raiz do Sana) em apresentação solo, forró pé-de-serra com aBanda Canacaiana, Samba, Pagode, Funk e Hip Hop. Todas as atividades são gratuitas e a classificação é livre.

Para as crianças o Festival Leopoldina Orgânica terá plantio de mudas, show de mágica; contação de histórias; apresentação circense com palhaços e malabaristas; teatro com a peça Flores D’Agua Contadoras de Histórias”, show da “Casa de Curió – Musica infantil”composto por palhaçaria, história, dança e muita música com Júlia Pastore, Gabriel Otoni, Pedro Mendonça e Ralphen Rocca. Os pequenos também poderão participar da oficina “Boneco de forma animada” com a Cia. Articulação, cuja proposta é construção de boneco tendo como matéria prima o reaproveitamento de materiais recicláveis. Algumas praças também entrarão na magia do Natal com a chegada do Papai Noel e a construção de Árvore de Natal feita com materiais reaproveitáveis.

 O artista plástico e grafiteiro Rafael Doria está entre as atrações do festival com a Oficina de Grafitti. O público também será brindado com oficinas de artesanato e ecologia (horta comunitária, bonecas, fuxico, tambores artesanais, flor de papel higiênico, teto verde, customização, turbante e bolsas de tecido, artesanato em lata de leite e flores em EVA).

A programação conta ainda com exibição de filmes e documentários como “Manual de Sobrevivência Para o Século XXI”, direção João Amorim (dois episódios); “Quando você chegou, meu santo já estava“, produção do Faveladoc.com que resgata e dissemina histórias de religiões de matriz africana no Complexo do Alemão. E com a inauguração do “Centro de Estudos, Pesquisa, Documentação e Memória do Complexo do Alemão” (CEPEDOCA). Iniciativa do Instituto Raízes em Movimento com o objetivo de produzir saberes como ferramenta de legitimação da luta e das reivindicações populares.

O festival que tem patrocínio da Oi, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apoio cultural do Oi Futuro, e apoio institucional da Casa Fluminense, Arena Carioca Dicró, Observatório de Favelas, SuperVia e Ecoponte.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO FESTIVAL LEOPOLDINA ORGÂNICA

 SÁBADO – Dia 09 de dezembro

Horário: 07h às 22h

 Manguinhos

Local: Praça do DESUP/PAC – Em Frente à Biblioteca Parque

Coletivo: Teto Verde e Projeto Marias

7:00 – Início da Feira Orgânica | Yoga |Shantala | Massagem corporal | Spa dos pés

10:00 – Cerimônia de abertura

10:20 – Louvor

10:50-  Work Show (Hadasha)

11:10 – Desfile de roupas com reciclagem

11:40 – Manguinhos em Cena

12:20 – Teatro

12:40 – DJ

13:00 – Cantor Brayan

13:25 – Cantora Thallysiane

13:45 – Imperadores do Passinho

14:10 – Grupo Hip Hop Saúde (Pacstão)

14:35 – Grupo Revolucine

15:00 – Grupo Burside

15:30 – Grupo Os Jeca são Faive

16:00 – Funk com João Black

Oficinas:

Chaveiro de Lacre de Lata e Jornal

Turbante

Bonecas (jane e Abayomi)

Fuxico

Tambores Artesanais (Hadasha)

Projeto Brincadeira não pode parar

Flor de Papel Higiênico

Saúde (Clínica da Família Victor Valla)

Ervas Medicinais (Arlindo)

Suco Vivo (Terrapia)

Teto Verde (Enactus)

Pedagógica (Renata)

Terapia do corpo (Carmem)

CUstomização, Turbante e Bolsas de Tecido (Marilda)

Artesanato em lata de leite (Marilia)

Flores em EVA (Nazarena)

Artesanato em vários estilos (Carla Cristina)

Moldura em Gesso (Ariane)

Reaproveitamento de Alimentos (Clarissa)

Comida Integral (Elizabeth)

Comida Vegana (Aldenice)

Plantio e Mudas  (Maria)

Jardinagem (Claudio)

ATIVIDADES PARALELAS

  • Feira de alimentação saudável e artesanato
  • Plantio de mudas;

 Complexo do Alemão

Local: Praça Verde

Coletivo: Instituto Raízes Em Movimento

 7h – 13h Feira Orgânica

10h: Roda de Conversa sobre Mobilidade e Planejamento Urbano;

12h: Almoço/Lanche

13h: Abertura Oficial

13H30: Exibição do documentário “Quando você chegou, meu santo já estava”. Produção do Faveladoc.com que resgata e dissemina histórias de religiões de matriz africana no Complexo do Alemão. Indo desde relatos de filhas que seguiram os passos de suas mães, até pessoas que se desviaram da religião, mas em algum momento foram atraídas de volta. O documentário vai fundo nas relações afetivas dos personagens com o território e a religião.

14h30: DJ

15h: Ataque Poético Slam Laje + Poetas Favelados;

16h: Ataque Poético + Exibição da websérie #Trajetos, do Canal Plá. O curta conta com seis histórias com o objetivo de descobrir e apresentar relações humanas e afetivas de moradores da região metropolitana do Rio nos transportes públicos urbanos.

16h30: Lançamento do “Centro de Estudos, Pesquisa, Documentação e Memória do Complexo do Alemão” (CEPEDOCA). Iniciativa do Instituto Raízes em Movimento com o objetivo de produzir saberes como ferramenta de legitimação da luta e das reivindicações populares.

17h: Teatro – “Vamos Verdejar”, por Ponto de Cultura Luiz Poeta;

 18h: #Show – Fael Tujaviu + Ldolla

21h: Encerramento

ATIVIDADES PARALELAS

  • Graffiti;
  • Feira de alimentação saudável e artesanato
  • Atividades / oficina infantil;
  • Exposição (CAP-AD);
  • Plantio de mudas;
  • Campanha pela Liberdade de Rafael Braga;
  • Coletivo Movimento;
  • Oficina de compostagem

Cordovil

Local: Quadra do Dourados – Rua José Lopes

Coletivo: Cineclube Tia Nilda

 7h: Multirão na Praça XIII

7h às13h: Feira Orgânica

 10h: Oficina de Grafitti com Rafael Doria. Primeiro Rafael Dória se consagrou como designer e depois partiu para o grafite nas ruas. A paixão do artista plástico pelo Rio e a observação do cotidiano estão presentes em seus trabalhos. O que vemos no final é um doce encontro de linhas e curvas em uma assinatura única.

10h: Ginástica pra Terceira Idade Prof. Fabiano Lucio

11h: Capoeira Abadá

13h: Lanche CineClube Tia Nilda

12h: Oficina de Compostagem Leopoldina Orgânica

14h: Oficina de Dança Afro Luna Leal

 15h: Flores D’Agua Contadoras de Histórias. A peça infantil é brincante e poética. Idealizado pela atriz Paulinha HiTawa Nukini e dirigido por Anderson Barreto, o espetáculo traz canções e cantigas populares que conduzem a cena, com humor, beleza e claro, histórias de flores d’água – vitória régia, flor de lótus – em integração direta com público. No palco Paulinha é acompanhada pelo músico multi-instrumentista Romulo Frazão, que toca flauta transversal, banjo, cavaquinho e percussão. Trata da importância da água com trava línguas, canções populares, linguagem narrativa, corporal e musical para todas as idades sensibilizando através da música, imagens visuais. O grupo traz reflexões sobre a relação da humanidade com a natureza.

16h: Boneco de forma animada – Cia. Articulação. A oficina propõe a construção de boneco de forma animada, tendo como matéria prima o reaproveitamento de materiais.

 17h: Vidal Assis – Voz e violão. O cantor e compositor faz parte da nova geração de talentos da MPB. Ele apresenta ao público do festival o disco “Álbum de Retratos”, com músicas escritas por ele em parceria com o poeta Hermínio Bello de Carvalho – OFICIAL. O #show passeia por brasilidades como samba, o baião, o afoxé, a capoeira e a toada. O disco conta com as participações do próprio Hermínio, Zélia Duncan, Áurea Martins e Elton Medeiros.

 18h: Casa de Curió – Musica infantil. Palhaçaria, gestos, história, dança e muita música. Júlia Pastore, Gabriel Otoni, Pedro Mendonça e Ralphen Rocca apresentam um espetáculo lúdico com violão, guitarra, baixo, bateria e ambientações sonoras e instrumentos construídos na hora. Lúdico e interativo as letras falam de temas da infância.

 19h: CineClube Tia Nilda – Exibição do Filme “Manual de Sobrevivência Para o Século XXI”, direção João Amorim (dois episódios)

 21h: Banda Canacaiana. Vai ter muito #forró pé-de-serra com o grupo formado por Patrick Thomazini (flauta/voz), Patrick Ìndio (violão/voz), Rodrigo Mosquito (triângulo/percussão), Euler (baixo) e Luiz Miler – Percussão (zabumba/voz). Das festas juninas para shows pela cidade os forrozeiros levam um repertório de clássicos dos grandes mestres como Alceu Valença, Luiz Gonzaga, Geraldo de Azevedo, Zé Ramalho, Edu Lobo, Dominguinhos e muito mais.

ATIVIDADES PARALELAS

  • Feira de alimentação saudável e artesanato
  • Plantio de mudas

Parada de Lucas

Local: Quadra da Unidos de Lucas (Rua Parimá)

Coletivo: Constelação Parada de Lucas
▪QUADRA

7 h às 10:30 Torneio de Futebol de Salão (infantil)

7 h às 12h Feira Orgânica na rua.

10:30 Oficina de percussão de bateria de escola de samba. (Mestre Michel)

10:30 às 12:00 Aplicação de Flúor (infantil).

13:45 às 14:30 SHOW da Banda Nascente.

14: 30 – Oficina de Alimentação Vegana.

14: 30 – Oficinas de Estandarte de Retalhos (Confecção do “Estandarte do Festival Leopoldina Orgânica).

▪PALCO EXTERNO

11:00 Fernandinho DJ (Eletrônica)

12:00 Abertura – Entrada da “Imperatriz Leopoldina”.

12:30 – Locutor Sid convoca as Artimanhas Brincantes.

13:00 – Gincana Orgânica com as crianças.

13:10 – Artimanhas Brincantes e Sid entregam o prêmio ao vencedor da Gincana | Constelação Parada de Lucas e convidam aos vencedores do 1º Torneio de Futebol de salão da Constelação Parada de Lucas para a entrega dos troféus e medalhas.

13:10 – DJ

17:45 – Esquete sobre o Amor – Chaplin e o discurso do Amor.

18:15 – Entrega da “Medalha do Amor” Maracy Guimarães

▪PALCO DA RUA

15:00 – Inauguração da grande Árvore de Natal Orgânica feita de materiais recicláveis | Chegada do Papai Noel

▪PALCO DA QUADRA

15:30- Banda Pernambuco – Trio musical de Forró, xaxado e baião.

16:20 – Thiago Alves voz e violão – música “Encantos Maranhenses”

16:20 – Apresentação do Boi Brilho de Lucas

16:50 – Banda Nascente

18:30 – Apresentação da Escola de Samba Unidos de Lucas

19:30 – Volta dos mamulengos à rua junto com a Agremiação. Encerramento

ATIVIDADES PARALELAS

  • Feira de alimentação saudável e artesanato
  • Praça da Diversão – Pula Pula e brinquedos (infantil)

Vigário Geral

Local: Praça Catolé do Rocha

Coletivo: Resistência Cultural

 7h – 13h Feira Orgânica

10h – Contação de histórias, Oficina de compostagem, Oficina de Pintura e Graffiti

11h – Show de Mágica com o Mágico Diran

12h – Espetáculo “Caminhos – Uma Intervenção Urbana”

13h – Fanfarra Locomotiva da Baixada

14h – Forró Canacaiana

15h – Show com Nomades RAP + Batalhas de MC’s

16:30 – Nyl MC

17:00 – Passinho Carioca

17:30 – Lih Moreira, da banda Dona Penha

ATIVIDADES PARALELAS

  • Feira de alimentação saudável e artesanato
  • Plantio de mudas

DOMINGO – Dia 10 de dezembro

Horário: 07h às 18h

 Bonsucesso

Local: Praça Lopes Ribeiro

Coletivo: Arte Andarilha e Quadrilha Forrozão Junino

 7h – 13h Feira Orgânica

8 h – Massoterapia

8h – Alongamento

9h – Treinamento funcional com Fernando Rocha

9h – Oficina de Construção de bonecos com material reciclável

10 h – Oficina de Compostagem

10h – Contação de histórias

11 h – Oficina de Perna de Pau

11h – Zumba com Willygang

12 – Oficina de Alimentação Viva

14h – Oficina de Croche

14 h – Pula Pula

15h – Oficina de Artesanato em Coco

16h – Quadrilha Forrózão Junino – Epetáculo “Nas Asas da Saudade – Um tributo ao Mestre

Dominguinhos”.

17 h – Duo MPB

17 h – Recreação Infantil

18 h – Grupo Samba Caseiro (Roda de Samba)

 ATIVIDADES PARALELAS

  • Feira de alimentação saudável e artesanato

Ramos

Local: Praça Ramos Figueira

Coletivo: Movimento 100% Suburbano

 7h: Feira Orgânica

8h E 9h: Pilates Solo

10h: Oficina de Fantoche e Teatro Infantil

11:30 – Som dos Atabaques

12:30 -Dança Afro

13:30 -Contação de Historia Musicada

14:30 – Roda de Samba e Choro

18:30 – Encerramento

 Atividades Paralelas

  • Feira De Alimentação Saudável e Artesanato
  • Comidas Árabes, Massas e Sucos

 Brás de Pina

Local: Praça Anhangá

Coletivo: Palhaço Seboso

 7 – 13h – Feira orgânica

7h Mutirão ecológico

8h Oficina de compostagem

8:30h Palestra sobre plantio .

9h Palestra sobre reciclagem

9:30h Ginástica – o movimento do corpo

10h Acupuntura

10:30h Música para crianças

13h Teatro com a companhia: “As Lucianas”

14h Grupo de dança folclórica

14:30h Quarteto orgânico.

15:30h Circo ( dupla de palhaços, mágicos, malabares)

17h Papai Noel

17:30h Grupo de dança Afro

ATIVIDADES PARALELAS

  • Feira de alimentação saudável e artesanato
  • Plantio de mudas;

 Olaria

Local: Praca Grande Otelo / Quadras Gêmeas

Coletivo: Roda Cultural de Olaria

 7h: Feira Orgânica

7h : Yoga

8h: Oficina de compostagem

9h: Yoga

9h30 – Demonstração de Artes Marciais

10h: Início das atividades do Plantio

11h: Mutirão de Gráfiti

12h: Oficina de Grafitti

13h: Abertura oficial do som

14h: 1a fase das batalhas de MCs

15h:Dj Tikano

16h: Show Torvik

16h30: DJ Daniroots

17h: Show Daniel Shadow

17h30: Show Ber Cartel

18h: Final da Batalha e encerramento

 ATIVIDADES PARALELAS

  • Feira de alimentação saudável e artesanato
  • Plantio de mudas;

 Penha

Local: Praça do Mineirinho

Coletivos: CEM e Valores da Penha

 9h: Abertura do evento com música – DJ xxxx

9h às 18h: Microfone aberto: Fala Vila Cruzeiro

9h30 às 10h30: Café da manhã coletivo

9h30: Mutirão na praça: plantio

10h às 14h: Feira agroecológica

10h às 10h30: Banda de Percussão Bernardo de Vasconcelos

10h30h 11h: Oficina de Designer para agricultura urbana

10h30 às 11h: Contação de história

11h às 18h: Pula pula

11h às 12h: Oficina de compostagem

11h às 13h: Oficina de Mosaico

12h às 13h30: Oficina de reaproveitamento de alimentos (Maria das Graças)

13h30 às 15h30: Auriculoterapia | Aferição de pressão | Dosagem de glicose | Limpeza de ouvido

13h30 às 15h30: Roda de conversa sobre verminose e combate ao piolho

14h às 15h30: Oficina de alimentação “Comer ou se alimentar? Em nossas escolhas, quantas doenças podemos evitar?” com Emaye Ama Mizani.

15h30 às 16h30: Oficina de sabonetes com ervas medicinais

15h30 às 17h30: Recicloteka com Ana Paula Cesáres com o tema “Comer pra quê?”

16h: Apresentação do Balé Arte Transformadora

16h20: Passinho e Apresentação de MCs

18h: Pagode de mesa

18h: Bonde pra Dicró: Leopoldina Orgânica no Parque Ary Barroso

19h: Encerramento

 ATIVIDADES PARALELAS

  • Feira de alimentação saudável e artesanato
  • Plantio de mudas;

 Parque Ary Barroso

Local: Av. Brás de Pina – Penha Circulartivo: Leopoldina Orgânica

 07h às 17h – Feira Orgânica e Feirinha de artesanato

8h às 11h: Grupo Prá Brincar – Brincadeiras infantis

8h às 12h: Oficinas diversas

12h: Almoço + DJ Pedro Rajão

13h: Samba Nonsense

14h: Fanfarras

16h: Apresentação do grupo “Passinho Carioca”

16:30: Dj Lili

17h: Samba do Chapéu e convidados

19:30: DJ Lili

20h: Tati Veras (vocalista Raiz do Sana em apresentação solo) e forró pé-de-serrra

 Oficinas do dia:

Regina Tchelly – Cozinhando com amor sem desperdício

Miguel Pestana – Jornada sensível

Rita Aranha – Reciclagem

Nilda – Biomassa

Marcia – Produção de Geléia

Ieda – Rede Cau

Praia limpa é minha praia

Rafael Cevidanes – Mutirão de plantio

Paulinho – Horta e compostagem

Mariane – Boneca Abayomi

Mauro – Energia Solar

Leo Gonzaga – Musicalização infantil

Dominic Barter – Comunicação Não Violenta

Bloco D’Águas – Percussão

Danielle Taha – Introdução a Permacultura

Bloco D’águas – Oficina de Danças Populares

Manu Colker – Massoterapia

Genildo – Construção com Bambu

Kombotanica – Horta urbana

Luiz Salgueiro – Captação de água da chuva

Ama Mizani – Yoga Africana

Zé Luis – Teatro lambe-lambe

Zolmir – Aquecedor Solar

Renan – Montagem de bicicletas

Zelinha – Alimento vivo

Angela – Mulher e alimento

Tear – Pé de livro

Paulo Monteiro – Compostagem em Garrafa PET

SERVIÇO

Festival Leopoldina Orgânica. Zona da Leopoldina.

Dias: 9 e 10 de dezembro (sábado e domingo)

Horário: 7h às 22h.

Todas as atividades são gratuitas.

Classificação: Livre

Indicado para crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *