Brasileira encontra na atividade freelance uma oportunidade de viajar pelo mundo

Modalidade favorece surgimento de novo perfil no mercado de trabalho e oferece equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Conciliar o trabalho à realização pessoal vem se tornando uma realidade dos brasileiros, e a atividade freelance é uma importante aliada nesse momento. De acordo com o Relatório de Trabalho Independente e Empreendimento 2017 desenvolvido pela Workana, plataforma de trabalho freelance com atuação em toda a América Latina, cerca de 31% dos entrevistados, empregados ou desempregados, querem ingressar na carreira freelance nos próximos anos. Apenas no último ano, a atividade freelance cresceu 181% em toda a América Latina.

Guillermo Bracciaforte, cofundador da Workana, aponta que o dado indica uma mudança no perfil do profissional, que hoje valoriza trabalhos mais flexíveis e prioriza a vida pessoal. “Hoje em dia, um trabalho em que se tem hora certa para entrar, sair e é obrigatório estar presente, vem ficando para trás. Os profissionais dessa nova geração colocam em primeiro lugar seus projetos pessoais, e o trabalho precisa acompanhar isso”, explica Bracciaforte.

Esse é o caso de Janeh Ribeiro, profissional de tradução, conteúdos e suporte administrativo na Workana. Ela e o marido tinham empregos convencionais e torciam para que as férias coincidissem alguns dias para poderem viajar. Em uma dessas viagens, pensou que precisava de um emprego que lhes desse maior liberdade. “Ouvi uma frase que ficou muito na minha cabeça, que dizia que, se vamos trabalhar para realizar o sonho de alguém, que seja o nosso”, conta. Assim, há três anos e meio, ela e o marido largaram seus empregos, venderam casa, carro, compraram um motor home (uma espécie de trailer) e saíram para um projeto, rodando pelas Américas.

Desde então, o casal saiu do Brasil, passou pelos Estados Unidos, Patagônia Argentina e Chile. Nesse tempo, Janeh sentiu necessidade de buscar um trabalho para continuar sustentando seu sonho. Foi quando encontrou na atividade freelance uma opção para trabalhar de qualquer lugar do mundo. “É preciso ter disciplina, organizar o tempo em que você quer trabalhar e quanto quer ganhar. Tendo isso em mente, fica fácil conciliar as responsabilidades com o lazer”, explica Janeh.

A Workana oferece oportunidades para profissionais freelancers de diversas áreas, além de ter à disposição mais de 500 mil profissionais de toda a América Latina para desenvolver os mais variados projetos. Para encontrar, basta acessar o site www.workana.com.

A empresa ajuda pessoas como a Janeh a realizarem seu sonho, encontrando projetos que fazem com que elas tenham acesso às empresas e as empresas, por sua vez, conseguem encontrar profissionais qualificados para executar suas tarefas e empreendimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *