Vida de princesa ou de bruxa: realização de um sonho na região serrana do RJ

Por Carol Meneses – carol.meneses@balzaqueando.com

Uma semelhança única na maioria das mulheres do Brasil, e do mundo, é a vontade, de pelo menos uma vez na vida, já ter sonhado, desejado ou imaginado ser a princesa de um conto de fadas, ou alguma bruxa em uma escola de magia. Antigamente, para você realizar algum desses sonhos (ou até mesmo os dois) seria necessário ser uma atriz de Hollywood, porém hoje em dia você não precisa ser a Emma Watson, que foi tanto a princesa Bela (Bela e a Fera), quanto a bruxinha mais inteligente de toda Hogwarts, Hermione Granger (Harry Potter).

Porém, no meio da região serrana, já é possível vivenciar essas experiências se hospedando no Castelo de Itaipava, com direito à arquitetura e móveis dignos desses temas supracitados. Pensando nisso, o Castelo de Itaipava (famoso por ser palco de festas de casamento, 15 anos e formaturas temáticas ou tradicionais, além de atuar com eventos corporativos e festas de bilheteria), construída em 1920 pelo famoso arquiteto Lucio Costa, oferece, há quase 1 ano e 8 meses, 24 suítes com decoração e arquitetura únicas para hospedagem. Cada uma possui detalhes e peças históricas que a diferenciam das demais, fazendo com que a estadia se torne um momento especial, essa estrutura vai desde os riquíssimos lustres e espelhos de cristal, até armaduras, telas, cerâmicas, brasões, espadas e muitos outros objetos de decoração da década de 20, espalhados por todos os espaços. E nada melhor do que aproveitar essa aventura medieval durante 4 dias com ar de família real.

As suítes do único castelo normando-medieval das Américas estão divididas entre as categorias Imperial, Torre, Príncipe, Nobres, Cavaleiro Real e Samurai. Nosso quarto foi a Torre Imperial que dispõe de uma cama de casal extragrande (181cm x 210cm), duas camas de solteiro (sendo que uma delas possui uma cama embaixo) além de frigobar, TV de tela plana, canais a cabo, ar-condicionado, closet, entrada privativa, piso de madeira parquet , ofurô do lado de fora do quarto, banheiro, além de um pequena varanda, com vista privilegiada por ser uma das mais altas do Castelo. A regulagem da água quente foi um tanto conturbada, porém após o auxílio do bombeiro, tudo funcionou maravilhosamente bem.

Além do serviço de café da manhã no melhor estilo serrano, com bolos, pães, ovos mexidos, salsichas, frios, café, leite e sucos, entre outros, servido no restaurante Castelo Bistrô para os hóspedes, quem se hospeda tem a oportunidade de visitar as outras instalações da construção (desde que não estejam ocorrendo nesses locais eventos privados), como os jardins, o gazebo, o mezanino, entre outros. Entre eles está o Jardim da Piscina que complementa o belo cenário medieval com um jardim cercado de verde e uma piscina toda feita em mármore de Carrara. O lugar era um dos preferidos da Baronesa Thereza Smith de Vasconcelos, que adorava passar ali as tardes de verão com seu filho. Dá para ter uma noção do porquê, tanto que esse cenário é palco de cerimônias de casamento, 15 anos e formatura. Inclusive, conseguíamos ver esse cenário de uma das varandas do quarto. Essa piscina não pode ser usada, mas os administradores pretendem construir uma piscina para os hóspedes. Enquanto isso, o hotel oferece um terraço com ofurôs e sauna a vapor. O estacionamento para hóspedes é gratuito e animais de estimação de pequeno porte são bem-vindos.

O Castelo de Itaipava Hotel, que além do restaurante Castelo Bistrô, com comidas mais finas e perfeito para um bom vinho (escolhemos o Bistrô no jantar do primeiro dia, ainda conta com o restaurante Solar do Castelo, com um cardápio bastante variado que vai desde as deliciosas pizzas (foi o pedido escolhido pelos meus pais e sobrinho na 2º noite, e os sabores: 4 queijos e marguerita e hambúrguer artesanal (delicioso por sinal, foi meu pedido na segunda noite), até os famosos foundies de carne (uma delícia que foi o nosso pedido na 3ª e última noite), está a poucos minutos da principal rua de restaurantes de Itaipava, a Estrada União e Indústria. Adoramos nossa estadia e esperamos voltar em uma nova oportunidade para conhecer outras suítes e outros pratos preparados do Bistrô e do . Sem dúvida uma boa opção de onde ficar em Itaipava.

Endereço: BR 040, Km 56 – Itaipava, Petrópolis (RJ) – Tel.: (24) 2222-3747 / 99977-1740 / 99911-9991

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *